3ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

3ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

Com a realização da Terceira Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino região de Botucatu, ocorrida em 14/09/2016 estamos consolidando esse evento. Em muitas escolas tornou-se uma tradição, como podemos constatar no ​depoimento da professora Márcia da escola José Lopes de Quadra: “Terminada a Mostra, os alunos ficam na expectativa de quando e qual será o tema da próxima Mostra”.

Nesse ano tivemos a participação de uma mãe (escola Dom Lúcio A Souza), afirmando que ficou feliz pelo fato do filho estar participando de um evento diferenciado e que isso é importante para motivá-lo. Tivemos também a presença de um ex-aluno (José Carlos da Escola Maria B A Baida) que volta à escola para ajudar na edição e participa da Mostra.

Mantivemos o formato dos outros anos, ou seja, primeiro a Mostra interna nas escolas e depois a realização da Mostra na Diretoria. O tema escolhido pelos alunos,Curtas-metragens inspirados nos filmes de Charles Chaplin, nos remete a história da “sétima arte”. Tivemos curtas enfocando, o conceito de alienação na sociedade contemporânea, assim como curta inspirado no filme O Grande Ditador (Charles Chaplin 1940), com os alunos encenando o ódio nazista aos judeus, negros, homossexuais e deficientes físicos.

Contamos novamente com a colaboração da supervisora Maria Socorro Delfiol Nogueira, que filmou os depoimentos dos alunos, professores, coordenadores e diretores. Tivemos a participação da Pcnp de arte Madalena Ponce Rodrigues, que juntos coordenamos a 3ª Mostra de curta-metragem. Do mesmo lembramos a contribuição da Pcnp Tânia Fetchir na realização da 1ª Mostra.

Agradecemos a todos que colaboraram na realização da 3ª Mostra. Tivemos professores, coordenadores ou diretores trazendo os alunos para participar. Queremos agradecer principalmente a participação e a boa postura dos alunos. Isso nos alegra e motiva para continuarmos atuando na organização da Mostra.

Os depoimentos de professores, alunos e coordenadores podem ser acessados no link: Depoimentos de professores, alunos e coordenadores

Seguem os curtas-metragens para serem apreciados.

Marco Alexandre de Aguiar
Pcnp de História da DE Botucatu. 


Curtas selecionados para a 3ª Mostra de Curta-Metragem da D.E. Botucatu :​​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais curtas da 3ª mostra da DE Botucatu