7ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

7ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

Nessa sétima edição da Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu, tivemos um contexto muito adverso, ou seja, a pandemia. No meio do ano realizamos uma consulta aos professores e a maioria decidiu pela manutenção da Mostra.

No novo contexto realizamos três reuniões formativas a distância em 2020 (essa tecnologia já existia, mas não possuíamos o costume de utilizá-la). Na primeira reunião refletimos e apresentamos um histórico da Mostra. Na segunda tivemos um convidado, o professor Thiago de Faria e Silva (Instituto Federal de Brasília), que realizou um debate intitulado A produção audiovisual escolar: uma prática educativa para os professores da educação básica. Na terceira reunião contamos com a presença dos professores Marcelo Leite e Claire Quirino (Escola Monteiro Lobato de Itu), que são organizadores do Festival Estudantil de Curtas.

A Mostra ocorreu no dia 27/11/20, tivemos 29 curtas produzidos e a participação de 20 escolas da nossa diretoria. O tema predominante foi a pandemia, mas tivemos outros: feminismo, feminicídio, ditadura civil-militar e o absurdo pedido de volta a este período, proteção de animais, dentre outros. Em relação ao tema da pandemia, tivemos uma fala da psicóloga e professora da Unesp, Maria Dionísia do Amaral Dias.

Agradecemos os esforços dos alunos, professores, coordenadores e equipes gestoras das escolas. Na diretoria de ensino agradecemos os integrantes do Núcleo Pedagógico, em especial a participação do PCNP Gustavo Vanin no suporte técnico para a exibição dos curtas, de Maria Angela M. Basso (NIT) e da dirigente regional Rosilene Ap. Palugan Vargas.

Durante a Mostra tivemos várias professoras e professores emocionados, o que demonstra o gosto pela participação, assim como houve várias alunas e alunos com falas bem articuladas. Ficamos contentes com a realização da Mostra em 2020 e torcemos por um ano melhor em 2021.

 

Marco Alexandre de Aguiar

PCNP de História e organizador da Mostra

 

 

Confira abaixo a Playlist dos Curtas da 7ª Mostra

 

ANSELMO BERTONCINI

MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAÍDA

CESÁRIO CARLOS DE ALMEIDA

NAPOLEÃO CORULE

RAYMUNDO CINTRA

CEEJA

LUIZ CAMPACCI

JOÃO QUEIROZ MARQUES

PEDRO TORRES

ATILIO INNOCENTI

ALDO ANGELINI

ANIZIO FERRAZ GODINHO

JOSÉ PEDRETTI NETO

MARIA APARECIDA JUSTO SALVADOR

VEREADOR JOSÉ LOPES

CARDOSO DE ALMEIDA

VALENTIM DO AMARAL

MANOEL PATRÍCIO

DANUZIA DE SANTI

PEDRO AUGUSTO BARRETO