8ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

8ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

Em 2021 continuamos no contexto pandêmico, mas nesse ano podemos realizar as Mostras internas nas escolas. A Mostra da Diretoria ocorreu de forma remota, para protegermos nossos alunos e professores.

Com a participação de 21 escolas, e mais de trinta curtas produzidos, voltamos fazer a Mostra focada num determinado tema. Escolhemos abordar a questão indígena, em um ano tenso, devido a votação sobre o marco temporal, que tem o objetivo de prejudicar a demarcação das terras indígenas.

Nosso convidado para realizar uma fala inicial sobre o tema, foi o líder indígena Budga Deróby Nhambiquará, que viveu sua infância no litoral junto aos guaranis e é professor de arte da rede estadual paulista. Argumentou sobre o descaso histórico com os indígenas, os massacres realizados, e o contexto político adverso vivido no país em relação a esse tema.

No início do ano tivemos uma reunião com os professores para nos aprofundar sobre a temática desse ano. Tivemos a presença do líder indígena da etnia Guarani-Nhandewa, Vanderson Lourenço e a antropóloga Teresa C Silveira (Teka).

Nesse ano tivemos uma avaliação externa, com o professor Thiago Faria e sua orientanda Flavia que realizaram uma avaliação dos curtas que foram entregues aos professores. Com a perspectiva de engrandecer o trabalho dos alunos e professores, esta avaliação trouxe contribuição para a análise dos curtas.

Em 2021 tivemos a presença de professoras e professores que tradicionalmente participam da Mostra, bem como de professoras que estrearam na Mostra esse ano, como a professora Raiana (escola Renato Angelini de Torre de Pedra) e a professora Luciane (escola João Queiroz Marques de Botucatu). A professora Jéssica da escola Walter Carrer foi quem convidou Budga Deróby Nhambiquará.

Agradecemos a presença de todos que participaram da 8ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu.

 

Marco Alexandre de Aguiar

PCNP de História e organizador da Mostra

 

Confira abaixo a Playlist dos Curtas da 8ª Mostra