CURTAS DIVERSOS

Vídeo Curta Metragem: Dádiva – Diretoria de Ensino de Botucatu

 

 

Existem muitas pesquisas abordando o uso do audiovisual na sala de aula. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui um programa chamado Cultura é Currículo no qual há um projeto denominado O cinema vai à escola. Todas as escolas recebem um conjunto de filmes, junto com o caderno do cinema do professor. Além de atividades propostas para os professores realizar em sala de aula, o caderno contém artigos abordando sobre história do cinema, linguagem cinematográfica, entrevistas com diretores, etc.

Pesquisadores apontam que atualmente a maioria dos alunos possuem celulares que fotografam e filmam, e que a produção de curtas podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Interessados nessa perspectiva, com o objetivo de montar um festival de curta-metragem na Diretoria de Ensino de Botucatu, o NIT e o Núcleo Pedagógico se uniram e produziram o filme Dádiva (6 m e 35 s). Este contém depoimentos dos funcionários da Diretoria de Ensino de Botucatu, abordando o tema da vida.

 

 

 

​​

A culpa não é da Net

Esse Curta-metragem foi produzido na Escola Francisco Oliveira Faraco, com a coordenação dos professores Juliana Naliato (Língua Portuguesa) e Clodoaldo Gradice (História). Aborda a influência da internet e há uma interessante cena de perseguição e suspense. 

 

 

 

 

Thanksgiving Day

A escola Prof. Pedro Torres possui um evento anual que está na sua terceira edição. A professora de Língua Inglesa Alexandra é uma das organizadoras. O evento ocorreu hoje (04/12/18) na parte da manhã. O tema central foi a Festa do dia de Ação de Graças (Thanks Giving) comemorada nos EUA, que lembra de agradecer as coisas boas ocorridas no ano.

A professora Raíssa de História, assim como várias outras professoras e professores, tradicionalmente participa da Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu, que está na sua V edição. Em uma ação que se desdobra da Mostra de curta-metragem, a professora Raíssa, num trabalho interdisciplinar com a professora Alexandra coordenou com seus alunos a produção de um curta com o tema do evento. O curta, de forma irônica aborda os contatos entre os colonos ingleses e os índios no século XVII.

Marco Alexandre de Aguiar, Pcnp de História da DE Botucatu.

 

 

 

Grupo Curta metragem D.E Botucatu.

O grupo de Curta metragem da D.E de Botucatu devido a terrível pandemia que o mundo atravessa decidiu criar um vídeo de conscientização o qual foi amplamente divulgado nas comunidades escolares e também foi destaque na impressa de Botucatu.

Parabéns a equipe de Curta metragem D.E Botucatu.

 

 

Escola Raymundo Cintra – Botucatu ( Vitoriana)

Para o acolhimento 2.020 a equipe gestora e os professores surpreenderam os alunos com a gincana das cores.

Com muitos jogos, dinâmicas , aprendizado e muita alegria os alunos passaram a tarde em confraternização.

Para finalizar esse incrível dia de acolhimento uma festa das cores com direito a pulseiras de neon e muita cor e alegria a nossos alunos.

Equipe 2.020
Escola Raymundo Cintra.

 

 

 

 

Curta-metragem Paraíso da Escola Dom Lúcio Antunes de Souza (2022)

A produção de um curta-metragem na escola, cria uma inovação e motiva professores e estudantes. O curta Paraíso, realizado sob a orientação do professor de História Rodrigo Romão, dialoga com as distopias e remete às visões de mundo autoritárias. A cena em que há a tortura e a conversão do “rebelde” ao estado autoritário me remeteu a episódios da Ditadura Civil-Militar (1964 a 1985) em que opositores eram torturados  e se “fazia uma conversão destes, em  apoiadores daquele regime autoritário”. Parabéns a escola PEI Dom Lúcio Antunes de Souza e a todos os envolvidos com a produção do curta.

Marco Alexandre de Aguiar. PEC de História e organizador da Mostra de curta-metragem da DE Botucatu.