6ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

6ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

A 6ª Mostra ocorreu no dia 20 de setembro de 2019 no auditório do Lageado, campus da Unesp de Botucatu e contou com a presença de 25 escolas de 13 municípios da nossa diretoria.

Neste ano tivemos a novidade do tema livre, ou seja, alunos e professores escolheram o tema que abordaram nos curtas, diferente dos anos anteriores em que havia um tema determinado. Assim a escola Cardoso de Almeida, investiu em um curta de terror, com direito a uma brincadeira com o nome antigo da escola,  de Escola Normal para a Escola Paranormal. A escola Raymundo Cintra trouxe a figura do caipira, remetendo ao Mazzaropi, enquanto a escola Napoleão Corule de Pardinho partiu para um curta experimental e poético focado nos olhos das pessoas.

Uma parte considerável dos curtas transitou entre temas, como depressão, bullying e suicídio. Dessa maneira convidamos a psicóloga Beatriz Stamato (doutora na  Universidade de Córdoba, professora da Faculdade Galileu e membro do Instituto Giramundo), que realizou uma fala rica, abordando a necessidade de termos uma motivação na vida, inspirada na arte e na militância, ou seja, desejo de melhorar a sociedade.

Desde 2014 a Mostra possui o seguinte formato: Uma Mostra interna que ocorre nas várias escolas da Diretoria e a Mostra da Diretoria, em que os alunos e professores se reúnem em um auditório, ou seja, uma Mostra centralizada. No momento dos depoimentos, me emocionou a fala da aluna da escola Anízio Ferraz Godinho de Conchas, agradecendo a minha presença na Mostra interna da escola dela.

Agradecemos a colaboração do professor Nelson e ao seu primo Renan, que realizou a filmagem dos depoimentos dos alunos e professores e a nossa dirigente regional de ensino, Rosilene Aparecida Palugan Vargas. Agradecemos os integrantes do NIT e do Núcleo Pedagógico. Agradecemos sobretudo aos alunos, professores, coordenadores e diretores que prestigiaram a Mostra.

 

Marco Alexandre de Aguiar

Professor coordenador do Núcleo Pedagógico da área de História e organizador da Mostra.

 

 

Confira abaixo a Playlist dos Curtas da 6ª Mostra

,