4ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

4ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

A 4ª Mostra de curta-metragem da D E Botucatu ocorreu no dia 05/09/17, com o tema Questões ambientais e culturais das cidades da DE Botucatu. A novidade deste ano ficou no local da realização da Mostra, ou seja, o Teatro Nelli. Este local possui uma grande tradição cultural em Botucatu e a maioria dos alunos tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Assim contribuímos para a iniciação cultural deles e assistimos os curtas-metragens em uma tela de cinema.

A escolha do tema deve-se a uma parceria com o Instituto Itapoty, uma Ong que cuida das questões ambientais da nossa região e que produziu o Atlas da Cuesta.  Este apresenta muitas informações, como a dos grupos indígenas que povoaram a nossa região, os Kaingang, Guarani e Oti-xavantes e o Aquífero Guarani que passa por aqui e abrange quatro países.

Tivemos vários formatos de curtas, passando por um futurista, imaginando o mundo daqui a 21 milênios, outros com caráter documental, como o curta que entrevistou catadores de lixo para reciclagem e um curta abordando o trabalho de cortadores de cana em Areiópolis.

Duas escolas que não haviam participado em Mostras anteriores, tiveram sua participação nessa Quarta Mostra, as escolas Parque Residencial 24 de Maio e Valentim do Amaral. Isso nos encheu de alegria e nos motiva para preparar a Quinta Mostra.

Agradecemos a colaboração da supervisora Maria Socorro Delfiol Nogueira, que todo ano realiza a filmagem dos depoimentos dos alunos e professores e a nossa dirigente regional de ensino, Rosilene Aparecida Palugan Vargas. Agradecemos os integrantes do NIT e do Núcleo Pedagógico. Agradecemos aos alunos, professores, coordenadores e diretores que prestigiaram a Mostra. Em vários momentos constatamos pessoas de diferentes escolas entusiasmadas e esforçadas na produção de um curta-metragem.

 

                        Marco Alexandre de Aguiar.

                        Pcnp de História da DE Botucatu.

 

 

 

Confira abaixo a Playlist dos Curtas da 4ª Mostra