10ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

10ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

Em 2023 a Mostra de curta-metragem chegou à sua décima edição, temos motivo para comemorar. A Mostra propicia, para estudantes e professores, um momento de pesquisa e criatividade. Desde o seu início foi organizada em Mostra interna, realizada em cada escola e Mostra da Diretoria, centralizada. Nesse ano de 2023 aconteceu no dia 29 de setembro, no auditório da Unesp, campus Lageado.

Tivemos vinte e nove escolas participantes e o auditório ficou lotado. A aluna Roseli da CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), dialogou em seu trabalho, para poder estar presente no evento, que ocorreu no período da manhã. Após a exibição do curta, baseado no conto Maria de Conceição Evaristo, Roseli fez um depoimento denunciando e combatendo o racismo. Pela primeira vez, tivemos um curta da educação especial, coordenado pela professora Viviane da sala de recursos da escola Prof. Pedro Torres. Podemos constatar a motivação desta, ao dizer que o ano que vêm estará presente. Outra questão que teve destaque, foi a participação do professor Anderson da escola Anízio Ferraz Godinho de Conchas, que há alguns anos, participou da Mostra como aluno.

Como ocorre todo ano, há alguns professores iniciando na Mostra e outros que são veteranos. Essa mescla, que é muita salutar, contribui para a manutenção da Mostra. O professor Edson, da escola Cardoso de Almeida, que participa desde a primeira edição, no final do ano passado, delegou ao seu aluno Miguel a liderança na produção do curta. Tivemos um excelente resultado, com um curta com suspense, enigma de uma morte, indígenas e xamanismo. O professor Nelson atuou como ator.

Nas Mostras internas encontramos muita motivação. A escola Prof. Pedro Torres, bateu o recorde na produção de curtas, foram 23. Na Mostra interna tivemos um evento de gala, com professores, estudantes e equipe gestora, todos vestidos de forma social. Houve uma inovação, no sentido, de que a escola se organizou em um formato de festival, com a indicação de melhor trilha sonora, melhor roteiro, melhor atriz, etc.

No ano passado, começamos a entregar um troféu para cada escola participante. O professor Ailton, da escola Inah Lopes de Oliveira, que coordena essa produção. Nesse ano, o troféu, apresenta um mapa do estado de São Paulo, com ênfase na nossa região.

 

Marco Alexandre de Aguiar, Pec de História e organizador da Mostra de curta-metragem da DE Botucatu.

 

Segue a Playlist com os curtas deste ano: