1ª MOSTRA DE CURTA-METRAGEM

1ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu

 

A 1ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu – Cultura Afro-Brasileira ocorreu durante o ano de 2014. Neste período as escolas se empenharam na produção de curtas-metragens que enfocaram o tema africanidades, ou seja, abordaram a influência dos africanos na formação brasileira (Lei 10.639/03). Com a perspectiva de combater o europocentrismo, os curtas-metragens, produzidos de várias formas, como animação, jornal televiso, com temas históricos, como as olimpíadas de Berlim ou a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, dinamizaram as aulas e a as relações entre professores e alunos.

Depois de uma Mostra interna em cada escola realizada em agosto, tivemos uma Mostra de toda Diretoria de Ensino no dia 03/12/14. Nessa ocasião utilizamos a seguinte metodologia: exibimos grupos de cinco curtas-metragens, seguidos de depoimentos dos alunos, professores e coordenadores sobre a experiência de produzir um curta-metragem. Assim realizamos uma troca de experiência, que pretendemos continuar em 2015 com a 2ª Mostra de Curta-Metragem da DE de Botucatu. 

Os depoimentos foram gravados e podemos constatar a motivação de alunos e professores na realização dessa atividade. Segue o link para assistir os depoimentos no YouTube ou entrar com o título: Depoimentos dos professores, alunos e coordenadores da 1ª Mostra de curta-metragem da D E Botucatu. Cultura Afro-Brasileira.

 

Marco Alexandre de Aguiar

​Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de História

 

 

Curtas selecionados para a Primeira Mostra de Curta-Metragem da D.E. Botucatu – Cultura Afro-Brasileira:​