HISTÓRIA DAS NOSSAS ESCOLAS

História das Nossas Escolas

 

 

Dentre outras questões, o Projeto História das nossas escolas visa um trabalho de história oral sob a coordenação de um professor de história ou geografia. Com o objetivo de estimular os alunos a desenvolver um trabalho com fontes históricas, pretendemos contribuir para desenvolver duas questões:

1)  Mostrar que a História não é feita somente pelos grandes nomes, ou seja, naturalmente todos nós fazemos História. 

2) Tentar minimizar a noção predominante na educação brasileira, de que a História é algo pronto e acabado. Ao contrário ela possui dinamismo, diferentes interpretações e busca uma compreensão do presente.

        

Marco Alexandre de Aguiar. PCNP de História da DE Botucatu.


Escola Francisco de Oliveira Faraco

A escola Francisco de Oliveira Faraco de São Manuel colheu depoimentos com atuais e ex funcionários, professores, coordenadores e diretores.

O vídeo abaixo teve a coordenação dos professores de História Clodoaldo Gradice, Diva Pinheiro e Ivan Ricardo Félix e contou com a contribuição na pesquisa dos alunos Isabela Renata e Launy Mariano.

Nesse trabalho de memória escolar, constatamos depoimentos emocionados abordando várias situações vividas pela escola Francisco de Oliveira Faraco. Temos uma professora que se preocupou com um aluno que estava sendo cogitado a ser encaminhado para a antiga Febem, mas que ela conseguiu evitar e o aluno se formou e hoje está bem encaminhado. Além disso, há uma ex-diretora que ao se aposentar fala da saudade da escola e ex-diretor abordando momentos difíceis.

        

Botucatu, 09/12/2016.

Marco Alexandre de Aguiar. Pcnp de História da DE Botucatu​