5ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu
A 5ª Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu ocorreu no dia 28/08/2018, no Teatro Nelli. Neste ano tivemos três temas:
1) Violência sexual contra crianças e adolescentes,
2) E agora apareceu um alienígena no meu quintal!
3) Refletindo sobre a copa do mundo.
A maioria dos curtas-metragens focaram os dois primeiros assuntos.
No início da Mostra, a médica Marina Barbosa, integrante do coletivo Genis, apresentou dados alarmantes sobre o que acontece no Brasil em relação a temática da violência sexual em crianças e adolescentes. Há uma cultura do estupro, que deve ser combatida de forma veemente.
A professora Vanessa da escola Armando Salles de Oliveira relatou que depois da Mostra interna ocorrida na escola, três meninas se sentiram à vontade para colocar uma problemática que elas estavam vivenciando, estavam sendo perseguidas por um homem. Em relação ao tema E Agora apareceu um alienígena no meu quintal!, tivemos curtas que abordaram questões políticas contemporâneas, questões de gênero e o encontro entre os índios e portugueses.
A Mostra de curta-metragem da Diretoria de Ensino de Botucatu, tornou-se uma tradição nas escolas estaduais e constatamos uma grande animação por parte de professores e alunos durante o evento. Há professoras, como é o caso da professora Raíssa da escola Pedro Torres que dedica várias horas, fora do horário do trabalho, para coordenar a produção do curta-metragem.
Agradecemos a colaboração da supervisora Maria Socorro Delfiol Nogueira, que todo ano realiza a filmagem dos depoimentos dos alunos e professores e a nossa dirigente regional de ensino, Rosilene Aparecida Palugan Vargas. Agradecemos os integrantes do NIT e do Núcleo Pedagógico. Agradecemos aos alunos, professores, coordenadores e diretores que prestigiaram a Mostra.
Marco Alexandre de Aguiar
Professor coordenador do Núcleo Pedagógico da área de História e organizador da Mostra.
Confira abaixo a Playlist dos Curtas da 5ª Mostra