12ª Mostra de Curta-Metragem – URE Botucatu
A 12ª Mostra de curta-metragem, da URE de Botucatu, aconteceu no dia 26 de setembro de 2025, no auditório da Unesp, campus Lageado. O tema foi Brasilidades: nossa cultura afro e indígena. Pelo segundo ano estamos com essa temática. Nesse ano criamos subtemas, como por exemplo: 1) Tire o seu racismo do caminho, que o meu cabelo vai passar! 2) Mulheres negras e/ou indígenas na sociedade brasileira, e outros.
O auditório ficou lotado e a empolgação foi intensa. Tivemos a participação de 27 escolas. Seguimos a metodologia dos anos anteriores, ou seja, exibimos um bloco de curtas e na sequência chamamos professores e alunos para irem ao palco, para prestarem um breve depoimento sobre a produção dos curtas-metragens.
A escola Danúzia de Santi, de Itatinga, realizou uma inovação, após a exibição do curta tivemos uma performance sobre o tema da cultura afro-brasileira e a resistência à violência cometida contra a população preta. Tivemos a participação excepcional da indígena Alcinda Maria Uruitá, que falou e cantou.
Segue a playlist da 12ª Mostra de curta-metragem. No início temos os depoimentos de alunos e professores realizados no dia da Mostra e depois os curtas-metragens:
Botucatu, 01/10/2025.