Sign In

Diretoria de Ensino Região de Botucatu


Praça da Bandeira , s/n - Centro
CEP 18.603-341 - Botucatu - SP – Brasil
Email: debot@educacao.sp.gov.br
Telefone: (14) 3811 3200
A+
A-

Atualmente vivemos na era digital. A todo momento nos conectamos com a internet e a sociedade passa por transformações enormes nessa perspectiva. Temos casos de meninas que por terem seus corpos expostos na rede acabam sofrendo traumas e em certos casos até cometendo suicídio. Mas podemos utilizar a internet para exercer a criatividade e ampliar nossos horizontes. Acreditamos no potencial do audiovisual na sala de aula. A produção de um curta-metragem pode trazer conhecimento para os professores e alunos que se arriscam nessa atividade. Nesse sentido estamos criando essa seção para expor curtas de diversas escolas e diversas temáticas.

 

Marco Alexandre de Aguiar, Pcnp de História da D.E. Botucatu. 

​​






Vídeo Curta Metragem: Dádiva - Diretoria de Ensino de Botucatu


 

Existem muitas pesquisas abordando o uso do audiovisual na sala de aula. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui um programa chamado Cultura é Currículo no qual há um projeto denominado O cinema vai à escola. Todas as escolas recebem um conjunto de filmes, junto com o caderno do cinema do professor. Além de atividades propostas para os professores realizar em sala de aula, o caderno contém artigos abordando sobre história do cinema, linguagem cinematográfica, entrevistas com diretores, etc.

Pesquisadores apontam que atualmente a maioria dos alunos possuem celulares que fotografam e filmam, e que a produção de curtas podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Interessados nessa perspectiva, com o objetivo de montar um festival de curta-metragem na Diretoria de Ensino de Botucatu, o NIT e o Núcleo Pedagógico se uniram e produziram o filme Dádiva (6 m e 35 s). Este contém depoimentos dos funcionários da Diretoria de Ensino de Botucatu, abordando o tema da vida.

​​A culpa não é da Net

Esse curta-metragem foi produzido na Escola Francisco Oliveira Faraco, com a coordenação dos professores Juliana Naliato (Língua Portuguesa) e Clodoaldo Gradice (História). Aborda a influência da internet e há uma interessante cena de perseguição e suspense. 

 









 

 

Confira o curta metragem no YouTube

​​ ​​